Ctesifonte




Coordenadas: 33° 06' N 44° 35' E







Under construction icon-yellow.svg


Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.







Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Novembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Ruínas de Ctesifonte (Arco de Ctesifonte)
Foto de 1921


Ctesifonte foi uma das grandes cidades da Mesopotâmia e a capital do Império Arsácida e de seu sucessor, o Império Sassânida, por mais de 800 anos, localizada no antigo reino da Pérsia. Acredita-se que tenha sido a maior cidade de seu tempo, entre 570 a 630. Sua primeira menção é no Livro de Esdras, no Velho Testamento.


Ctesifonte estava localizada a 33 quilômetros ao sudeste da moderna Bagdá, Iraque,[1] nas margens do rio Tigre. Localizava-se também perto de Selêucia, capital do Império Selêucida.


Por causa de sua importância, Ctesifonte era um grande objetivo militar para os líderes do Império Romano em suas guerras no oriente. A cidade foi capturada por Roma e pelo Império Bizantino cinco vezes na história, três vezes apenas durante o século II. Finalmente foi tomada pelos muçulmanos do Califado Ortodoxo em 637. A cidade entrou rapidamente em declínio, especialmente quando Bagdá se tornou a capital dos Abássidas no século VIII. O local foi cenário de uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial.


O arco de Ctesifonte, ou Taq-i-Kisra, é agora tudo o que resta da cidade. O que se veem são as ruínas do pórtico do palácio. O arco está localizado no que é hoje a cidade iraquiana de Salman Pak, ao sul da capital, Bagdá. O monumento estava em processo de reconstrução por Saddam Hussein nos anos 1980, quando a asa norte foi parcialmente reconstruída. Hoje, o governo iraquiano colabora com a Universidade de Chicago para restaurar o local.


O arco foi fotografado por Roald Dahl e a foto publicada em suas memórias.



Ver também |


  • Arte sassânida


Referências




  1. Traveljournals.net, Ctesiphon, Iraq [em linha]




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ctesifonte



  • Portal da arqueologia
  • Portal do Iraque




Ícone de esboço
Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




Ícone de esboço
Este artigo sobre o Iraque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Monofisismo

Olmecas