Palavra de calão
Uma palavra de calão, popularmente conhecida como palavrão ou em sua forma errada palavra de baixo calão (na norma culta da língua portuguesa use apenas: palavra de calão - pois os termos 'baixo' e 'calão' juntos se tornam pleonasmo) é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta cunho chulo, impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto de vista de algumas religiões ou estilos de vida. Palavras de baixo calão, calão de baixo nível em Portugal ou simplesmente, palavrões, são formas inadequadas na norma culta da língua portuguesa e geralmente usados de forma popular e coloquial, exceto por licença poética.
Índice
1 Histórias em quadrinhos
2 Televisão
3 Dicionários
4 Ver também
Histórias em quadrinhos |
Em geral, nas histórias em quadrinhos infantis e infanto-juvenis, a fim de não chocar ou horrorizar os leitores (que são em sua esmagadora maioria crianças e adolescentes), bem como de manter a integridade da norma culta, os balões de fala representam os palavrões com grafismos, sejam desenhos como lagartos, bombas, ou caracteres como a tralha (Cerquilha ou antífen), arrobas, além de nuvem de chuva, crânio, ossos, punhal com lâmina retorcida, cobras, espirais, espinhos e outros permitidos pela imaginação do roteirista.
Televisão |
Em séries de TV (geralmente em animações), com a mesma intenção dos roteiristas de histórias em quadrinhos, usam-se sons para substituir a tal palavrão, como por exemplo, no episódio "A Palavra Feia", da 3ª temporada de Os Sete Monstrinhos, mas em outros desenhos mais destinados a adultos, tais como Rick e Morty e Fudêncio e Seus Amigos, não têm as expressões de calão censuradas. A prática de censura de palavrões é parodiada por South Park no episódio "It Hits the Fan", abertura da quinta temporada, em 2001; nele, os personagens começam a dizer a palavra "shit" várias vezes após ouvi-la sem censura na televisão. Um contador na parte de baixo da tela contabiliza o número de vezes que o palavrão é pronunciado ao longo do episódio, chegando a 162 ao final.
Dicionários |
Os dicionários de maior prestígio divergem quanto à classificação dessas palavras e de suas acepções entre ofensivas ou populares (com rubricas como tabuísmo, chulo, plebeísmo e popular). As palavras formam uma coisa ofensiva (tipo alguns palavrões).
Ver também |
- Gíria