Linha 8 da CPTM
Linha 8–Diamante | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
A Linha 8–Diamante da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. Até março de 2008 denominava-se Linha B–Cinza.[1]
Índice
1 Histórico
2 Características
3 Estações
3.1 Extensão operacional
4 Projetos
5 Obras
5.1 Imagens das obras
6 Referências
7 Ligações externas
Histórico |
A Linha 8 tem 35,28 quilômetros de extensão de Júlio Prestes a Itapevi e vinte estações, servindo a sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, além de bairros a oeste da capital até a estação Júlio Prestes, no centro. Além de Itapevi, há um trecho de extensão operacional até Amador Bueno com 6,3 quilômetros. A linha foi inaugurada em 1875 com o primeiro trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a atual Estação Júlio Prestes (ao lado da Estação da Luz, em São Paulo) a Sorocaba. Esta linha teve uma importância histórica muito grande, principalmente para o nascimento de cidades que margeavam a ferrovia, como Itapevi, Jandira, Mairinque e Osasco.
Em 1934 foram criados oficialmente os serviços de transporte suburbanos, nascidos "da expansão urbana experimentada por municípios como Osasco, Itapevi [e] Carapicuíba", segundo análise do jornal Folha de S. Paulo mais de quarenta anos depois.[2] A linha seria eletrificada entre 1944 e 1945, época em que os serviços suburbanos já atingiam Amador Bueno. Entre as décadas de 1950 e 1960 a linha sofreu sua primeira reforma, tendo sido adquiridos em 1958 os TUE Kawasaki-Toshiba (atual série 4800 da CPTM). Esses trens, entretanto, sofreram um desgaste "fora do comum", e apenas sete anos depois o sistema já demandava ampliação.[2] Enquanto em 1959 as linhas de subúrbio da Sorocabana transportaram cerca de dezesseis milhões de passageiros, doze anos depois esse número dobrou, com o sistema permanecendo praticamente igual.[2]
Em 1971 a ferrovia passou a ser administrada pela nova estatal Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que no final da década de 1970 e início da década de 1980 renomeou a linha como Linha Oeste promovendo uma completa reforma nos seus serviços de trens metropolitanos, reconstruindo todas as estações da linha (exceto Júlio Prestes) e ampliando a bitola de um metro para 1,60 metro entre Júlio Prestes e Itapevi, adquirindo os TUE Francorail-Cobrasma (atual série 5000 da CPTM) e reformando os TUE Toshiba (padrão denominado "Rio Claro") usados na extensão entre Itapevi e Amador Bueno. Até agosto de 1998 os trens metropolitanos atenderam também as estações entre Amador Bueno e Mairinque, cruzando todo o município de São Roque, já fora da Região Metropolitana de São Paulo. Em 1996[3] os serviços passaram às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que unificou os serviços de trens metropolitanos da Grande São Paulo.
Características |
Das estações Júlio Prestes e Barra Funda, na capital, até Itapevi, com extensão operacional até Amador Bueno, nesse mesmo município; atende ainda Osasco, Carapicuíba, Barueri e Jandira. Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno eram consideradas "paradas" e não "estações", pois não possuíam qualquer infraestrutura interna, tais como agência de estação, bilheterias e outros serviços. Após a modernização, Amador Bueno passou a ser considerada "estação", mesmo sendo basicamente igual a Santa Rita, e ambas não possuem infraestrutura interna, como agência de estação, bilheterias etc.; apenas banheiros (Cimenrita e Ambuitá foram desativadas). O embarque nestas paradas é gratuito, sendo que os passageiros só pagam o valor da passagem se efetuarem a transferência para os trens que seguem para Júlio Prestes, em Itapevi.
A Linha 8 em sua articulação com a Linha 9 é estratégica na montagem de um bom sistema de transferência e integração modal. De Lapa a Barra Funda, as linhas 8 e 7 (que atende à sub-região noroeste da Região Metropolitana) seguem em faixas independentes, separadas por uma área ocupada em alguns trechos por edificações e equipamentos urbanos. Neste ponto há a proposta de deslocar a Linha 8 para a atual faixa de domínio da linha 7, resultando na utilização, pelas duas linhas, de uma única estação na Lapa e na Água Branca, proporcionando melhor inserção urbana e liberando áreas para outros investimentos.
Júlio Prestes ↔ Itapevi | Itapevi ↔ Amador Bueno | |
---|---|---|
Extensão | 35,28 km | 6,33 km |
Média de passageiros transportados/dia[4] | 432 178 | - |
Intervalo entre trens (pico) | 5 min | 30 min/15 min |
Quantidade de estações | 22 | 3 |
Trens (hora pico) | 18 | 2 |
Tempo de percurso | 58 min | 12 min |
Distância média entre estações | 1.857m | 1.585m |
Oferta de lugares no pico | 23.580 | - |
Velocidade média operacional | 80 km/h | 50 km/h |
Passagens em nível | 2 | 3 |
Estações |
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (08/2018)[4] |
---|---|---|---|---|
JPR | Júlio Prestes | São Paulo | 7 677 | |
BFU | Palmeiras–Barra Funda | São Paulo | Integração gratuita com a Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, com a Linha 7–Rubi da CPTM e acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda. | 145 732 |
LAP | Lapa | São Paulo | Integração tarifada com o Terminal Lapa da SPTrans. Futura integração com a Linha 7–Rubi da CPTM. | 22 929 |
DMO | Domingos de Moraes | São Paulo | 16 814 | |
ILE | Imperatriz Leopoldina | São Paulo | 15 428 | |
PAL | Presidente Altino | Osasco | Integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda. | 11 401 |
OSA | Osasco | Osasco | Integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda, acesso ao Terminal Rodoviário de Osasco. | 54 182 |
CSA | Comandante Sampaio | Osasco | 11 686 | |
QTU | Quitaúna | Osasco | 5 002 | |
GMC | General Miguel Costa (ex km 21) | Osasco | 17 416 | |
CPB | Carapicuíba | Carapicuíba | Acesso ao Terminal Urbano de ônibus de Carapicuíba. | 27 703 |
STE | Santa Terezinha | Carapicuíba | 1 828 | |
AJO | Antônio João | Barueri | 12 023 | |
BRU | Barueri | Barueri | Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus de Barueri. | 22 926 |
JBE | Jardim Belval | Barueri | 3 152 | |
JSI | Jardim Silveira | Barueri | Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus do Jardim Silveira. | 6 807 |
JDI | Jandira | Jandira | Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus de Jandira. | 13 775 |
SCO | Sagrado Coração | Jandira | 2 074 | |
ECD | Engenheiro Cardoso | Itapevi | 5 522 | |
IPV | Itapevi | Itapevi | Integração gratuita com a extensão operacional para Amador Bueno. Cartão Benfácil da Benfica BBTT. | 28 101 |
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas, o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
Extensão operacional |
O trecho da extensão operacional esteve desativado para processo de modernização. A CPTM voltou a prestar serviço entre Itapevi e Amador Bueno em 3 de abril de 2014, dando início à operação assistida no trecho. No dia 23 de abril de 2014 a extensão foi entregue oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin. Na ocasião foi anunciado que as estações Cimenrita e Ambuitá, hoje demolidas, seriam reconstruídas. Nessa extensão são utilizados os TUE série 5000 (Atual série 5400) compostos por quatro carros (dois motores e dois reboques) que sofreram sua primeira reforma em 1999 e a segunda em 2013/2014 para utilizá-los nesse trecho. Curiosamente no projeto inicial previa-se a utilização do TUE Série 4400 nesse trecho.
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (08/2018)[4] |
---|---|---|---|---|
IPV | Itapevi | Itapevi | Integração tarifada com o trecho principal da Linha 8–Diamante. Modernização entregue em 1 de outubro de 2010. | 28 101 |
SRT | Santa Rita | Itapevi | Modernização entregue em 3 de abril de 2014. | N/D |
ABU | Amador Bueno | Itapevi | Modernização entregue em 3 de abril de 2014. | N/D |
Projetos |
Ver artigo principal: Obras e projetos da CPTM
A CPTM realizou uma audiência pública, em julho de 2013, para apresentar o projeto que ligará Sorocaba e São Paulo por meio de trens da CPTM. Em Sorocaba, serão duas estações: uma na região central e outra no bairro Brigadeiro Tobias. O investimento na linha de Sorocaba a São Paulo será de 4,3 bilhões de reais. O início das obras estava previsto para 2015, com previsão de conclusão em 2020.
Ele também prevê conexão futura com uma nova extensão de trem da Linha 8 até Alphaville. A chegada dos trens ao bairro tem sido cogitada desde a gestão de José Serra no governo estadual, mas nunca saiu da fase de estudos.
Obras |
Ver artigo principal: Obras da CPTM
Imagens das obras |
Ver artigo principal: Galeria de imagens da CPTM
Referências
↑ «Linhas da CPTM ganham novos nomes». Governo do Estado de São Paulo. 3 de abril de 2008. Consultado em 26 de junho de 2018
↑ abc «Vinte anos sem renovações». Folha de S. Paulo (17 924). São Paulo: Empresa Folha da Manhã S.A. 30 de abril de 1978. 18 páginas. ISSN 1414-5723
↑ [CPTM - Nossa História «Título ainda não informado (favor adicionar)»] Verifique valor|url=
(ajuda) Página oficial da CPTM
↑ abc «Tabela Novos Negocios Agosto 2018» (PDF). CPTM. Consultado em 8 de agosto de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 18 de julho de 2018
Ligações externas |
Página oficial da CPTM (em português)
Estações ferroviárias do Brasil (em português)