Linha 8 da CPTM








Linha 8–Diamante

























Mapa das estações

Mapa das estações

Inauguração:
1875 (144 anos) Como Linha Tronco da Estrada de Ferro Sorocabana
1971 (48 anos) Repassada para FEPASA
1996 (23 anos) Repassada à CPTM como Linha B–Cinza
2008 (11 anos) Mudança de nome para Linha 8–Diamante
Estações: 20
Comprimento: 35 km
Bitola: Bitola larga
Estado: Em Serviço

Legenda





































































































































































































































































































































































































Unknown route-map component "CONT1+f"



Para Luz (Linha 7)







Straight track

Head station



Júlio Prestes







Unknown route-map component "SKRZ-Ao"

Unknown route-map component "SKRZ-Ao"



Viaduto sobre a Rua Silva Pinto







Unknown route-map component "SBRÜCKEa"

Unknown route-map component "SBRÜCKEe"



Viaduto Engº Orlando Drummond Murgel







Straight track

Level crossing



Passagem de nível







Unknown route-map component "SBRÜCKEa"

Unknown route-map component "SBRÜCKEe"



Viaduto Pacaembú







Straight track

Straight track

Unknown route-map component "utCONT1+f"



Para Corinthians–Itaquera (Linha 3)







Straight track

Straight track

Unknown route-map component "utSTRe"












Unknown route-map component "BHF-L" + Unknown route-map component "HUBaq"





Unknown route-map component "BHF-R" + Unknown route-map component "HUBq"





Urban station on track + Unknown route-map component "HUBeq"






Palmeiras–Barra Funda Acesso às Linhas 3red.png e 7roxo.png







Unknown route-map component "SBRÜCKEa"

Unknown route-map component "SBRÜCKEm"

Unknown route-map component "uSBRÜCKEe"



Viaduto Antarctica







Straight track

Straight track

Unknown route-map component "uENDEe"











Unknown route-map component "SBRÜCKEa"

Unknown route-map component "SBRÜCKEe"



Viaduto Pompéia







Straight track

Unknown route-map component "KMW"


Km 5







Straight track

Straight track

Unknown route-map component "uextCONT1+f"



Para São Joaquim (Linha 6)







Unknown route-map component "uextSTR+l"

Unknown route-map component "emKRZt"

Unknown route-map component "emKRZt"

Unknown route-map component "uextSTRr"












Unknown route-map component "uextBHF" + Unknown route-map component "HUBaq"





Unknown route-map component "BHF-xL" + Unknown route-map component "HUBq"





Unknown route-map component "eBHF-R" + Unknown route-map component "HUBeq"






Água Branca Futuro acesso às Linhas 6orange.png e 7roxo.png







Unknown route-map component "uextCONT3+g"

Straight track

Straight track



Para Brasilândia (Linha 6)







Straight track

Station on track



Lapa - Linha 8 (Não confundir com a Lapa - Linha 7)







Unknown route-map component "CONT3+g"

Straight track



Para F. Morato/Jundiaí (Linha 7)







Station on track



Domingos de Moraes







Underbridge



Viaduto Domingos de Moraes







Unknown route-map component "KMW"


Km 10







Station on track



Imperatriz Leopoldina







Underbridge



Viaduto Miguel Mofarrej







Unknown route-map component "eABZgl"

Unknown route-map component "CONTl+f"



Para Grajaú (Linha 9)







Unknown route-map component "SKRZ-Ao"

Unknown route-map component "SKRZ-Ao"



Marginal Pinheiros







Unknown route-map component "hKRZWae"

Unknown route-map component "hKRZWae"



Ponte Nova Fepasa sobre o Rio Pinheiros







Unknown route-map component "SKRZ-Ao"

Unknown route-map component "SKRZ-Ao"



Marginal Pinheiros







Unknown route-map component "STR+GRZq"

Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre São Paulo e Osasco







Unknown route-map component "SBRÜCKEa"

Unknown route-map component "SBRÜCKEe"



Viaduto Único Galfrio







Unknown route-map component "BHF-L"

Unknown route-map component "BHF-R"



Presidente Altino Acesso à Linha 9greenturquoise.png







Unknown route-map component "SBRÜCKEa"

Unknown route-map component "SBRÜCKEe"



Viaduto Guerino Spitaletti







Unknown route-map component "KMW"

Straight track


Km 15







Unknown route-map component "SBRÜCKEa"

Unknown route-map component "SBRÜCKEe"



Viaduto Dona Ignês Coutinho







Unknown route-map component "BHF-L"

Unknown route-map component "KBHFe-R"



Osasco Acesso à Linha 9greenturquoise.png







Underbridge



Viaduto Presidente Tancredo Neves







Station on track



Comandante Sampaio







Station on track



Quitaúna







Level crossing



Passagem de nível







Unknown route-map component "KMW"


Km 20







Station on track



General Miguel Costa







Unknown route-map component "SKRZ-G4u"



Viaduto sob Rodoanel Mário Covas (SP-21)







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Osasco e Carapicuíba







Level crossing



Passagem de nível (Pedestres)







Station on track



Carapicuíba







Underbridge



Viaduto Ver. Jorge Julian







Station on track



Santa Terezinha







Unknown route-map component "hKRZWae"



Rio Cotia







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Carapicuíba e Barueri







Underbridge



Viaduto Gal. Pedro R. Silva







Station on track



Antônio João







Unknown route-map component "KMW"


Km 25







Underbridge



Viaduto dos Trabalhadores







Station on track



Barueri







Underbridge



Viaduto Ver. Isaías Pereira Souto







Station on track



Jardim Belval







Unknown route-map component "KMW"


Km 30







Station on track



Jardim Silveira







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Barueri e Jandira







Underbridge



Viaduto Rev. José Manuel da Conceição







Station on track



Jandira







Station on track



Sagrado Coração







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Jandira e Itapevi







Underbridge



Viaduto Ameríndia







Station on track



Engenheiro Cardoso







Unknown route-map component "KMW"


Km 35







Underbridge



Viaduto José dos Santos Novaes







Unknown route-map component "KBHFa-L"

Unknown route-map component "KBHFe-R"



Itapevi (Acesso Gratuito sentido A. Bueno)







Station on track



Santa Rita (Acesso Gratuito)







Level crossing



Passagem de nível







Unknown route-map component "epBHF"



Cimenrita (Desativada)







Unknown route-map component "KMW"


Km 40







Unknown route-map component "epBHF"



Ambuitá (Desativada)







Level crossing



Passagem de nível







Unknown route-map component "KBHFxe"



Amador Bueno (Acesso gratuito)







Unknown route-map component "exdCONTf"



Ligação com os trilhos da Rumo Logística



A Linha 8–Diamante da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. Até março de 2008 denominava-se Linha B–Cinza.[1]




Índice






  • 1 Histórico


  • 2 Características


  • 3 Estações


    • 3.1 Extensão operacional




  • 4 Projetos


  • 5 Obras


    • 5.1 Imagens das obras




  • 6 Referências


  • 7 Ligações externas





Histórico |





Estação Júlio Prestes, em São Paulo: marco zero da linha




TUE Série 5000 alinhando na Estação Comandante Sampaio, em Osasco


A Linha 8 tem 35,28 quilômetros de extensão de Júlio Prestes a Itapevi e vinte estações, servindo a sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, além de bairros a oeste da capital até a estação Júlio Prestes, no centro. Além de Itapevi, há um trecho de extensão operacional até Amador Bueno com 6,3 quilômetros. A linha foi inaugurada em 1875 com o primeiro trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a atual Estação Júlio Prestes (ao lado da Estação da Luz, em São Paulo) a Sorocaba. Esta linha teve uma importância histórica muito grande, principalmente para o nascimento de cidades que margeavam a ferrovia, como Itapevi, Jandira, Mairinque e Osasco.


Em 1934 foram criados oficialmente os serviços de transporte suburbanos, nascidos "da expansão urbana experimentada por municípios como Osasco, Itapevi [e] Carapicuíba", segundo análise do jornal Folha de S. Paulo mais de quarenta anos depois.[2] A linha seria eletrificada entre 1944 e 1945, época em que os serviços suburbanos já atingiam Amador Bueno. Entre as décadas de 1950 e 1960 a linha sofreu sua primeira reforma, tendo sido adquiridos em 1958 os TUE Kawasaki-Toshiba (atual série 4800 da CPTM). Esses trens, entretanto, sofreram um desgaste "fora do comum", e apenas sete anos depois o sistema já demandava ampliação.[2] Enquanto em 1959 as linhas de subúrbio da Sorocabana transportaram cerca de dezesseis milhões de passageiros, doze anos depois esse número dobrou, com o sistema permanecendo praticamente igual.[2]


Em 1971 a ferrovia passou a ser administrada pela nova estatal Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que no final da década de 1970 e início da década de 1980 renomeou a linha como Linha Oeste promovendo uma completa reforma nos seus serviços de trens metropolitanos, reconstruindo todas as estações da linha (exceto Júlio Prestes) e ampliando a bitola de um metro para 1,60 metro entre Júlio Prestes e Itapevi, adquirindo os TUE Francorail-Cobrasma (atual série 5000 da CPTM) e reformando os TUE Toshiba (padrão denominado "Rio Claro") usados na extensão entre Itapevi e Amador Bueno. Até agosto de 1998 os trens metropolitanos atenderam também as estações entre Amador Bueno e Mairinque, cruzando todo o município de São Roque, já fora da Região Metropolitana de São Paulo. Em 1996[3] os serviços passaram às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que unificou os serviços de trens metropolitanos da Grande São Paulo.



Características |




Trilhos da Linha 8 da CPTM no bairro da Água Branca


Das estações Júlio Prestes e Barra Funda, na capital, até Itapevi, com extensão operacional até Amador Bueno, nesse mesmo município; atende ainda Osasco, Carapicuíba, Barueri e Jandira. Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno eram consideradas "paradas" e não "estações", pois não possuíam qualquer infraestrutura interna, tais como agência de estação, bilheterias e outros serviços. Após a modernização, Amador Bueno passou a ser considerada "estação", mesmo sendo basicamente igual a Santa Rita, e ambas não possuem infraestrutura interna, como agência de estação, bilheterias etc.; apenas banheiros (Cimenrita e Ambuitá foram desativadas). O embarque nestas paradas é gratuito, sendo que os passageiros só pagam o valor da passagem se efetuarem a transferência para os trens que seguem para Júlio Prestes, em Itapevi.


A Linha 8 em sua articulação com a Linha 9 é estratégica na montagem de um bom sistema de transferência e integração modal. De Lapa a Barra Funda, as linhas 8 e 7 (que atende à sub-região noroeste da Região Metropolitana) seguem em faixas independentes, separadas por uma área ocupada em alguns trechos por edificações e equipamentos urbanos. Neste ponto há a proposta de deslocar a Linha 8 para a atual faixa de domínio da linha 7, resultando na utilização, pelas duas linhas, de uma única estação na Lapa e na Água Branca, proporcionando melhor inserção urbana e liberando áreas para outros investimentos.





























































Júlio Prestes ↔ Itapevi

Itapevi ↔ Amador Bueno

Extensão
35,28 km
6,33 km

Média de passageiros transportados/dia[4]
432 178
-

Intervalo entre trens (pico)
5 min
30 min/15 min

Quantidade de estações
22
3

Trens (hora pico)
18
2

Tempo de percurso
58 min
12 min

Distância média entre estações
1.857m
1.585m

Oferta de lugares no pico
23.580
-

Velocidade média operacional
80 km/h
50 km/h

Passagens em nível
2
3



Estações |




Mapa anterior da linha, usado até 2008




Atual Série 5400 (Extensão)





TUE CAF 8000




Salão de passageiros da série 8000






















































































































































Sigla
Estação
Município
Observações
MDU (08/2018)[4]
JPR

Júlio Prestes

São Paulo

7 677
BFU

Palmeiras–Barra Funda

São Paulo
Integração gratuita com a Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, com a Linha 7–Rubi da CPTM e acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda.
145 732
LAP

Lapa

São Paulo
Integração tarifada com o Terminal Lapa da SPTrans. Futura integração com a Linha 7–Rubi da CPTM.
22 929
DMO

Domingos de Moraes

São Paulo

16 814
ILE

Imperatriz Leopoldina

São Paulo

15 428
PAL

Presidente Altino

Osasco
Integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda.
11 401
OSA

Osasco

Osasco
Integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda, acesso ao Terminal Rodoviário de Osasco.
54 182
CSA

Comandante Sampaio

Osasco

11 686
QTU

Quitaúna

Osasco

5 002
GMC

General Miguel Costa (ex km 21)

Osasco

17 416
CPB

Carapicuíba

Carapicuíba
Acesso ao Terminal Urbano de ônibus de Carapicuíba.
27 703
STE

Santa Terezinha

Carapicuíba

1 828
AJO

Antônio João

Barueri

12 023
BRU

Barueri

Barueri
Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus de Barueri.
22 926
JBE

Jardim Belval

Barueri

3 152
JSI

Jardim Silveira

Barueri
Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus do Jardim Silveira.
6 807
JDI

Jandira

Jandira
Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus de Jandira.
13 775
SCO

Sagrado Coração

Jandira

2 074
ECD

Engenheiro Cardoso

Itapevi

5 522
IPV

Itapevi

Itapevi
Integração gratuita com a extensão operacional para Amador Bueno. Cartão Benfácil da Benfica BBTT.
28 101

MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas, o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.



Extensão operacional |


O trecho da extensão operacional esteve desativado para processo de modernização. A CPTM voltou a prestar serviço entre Itapevi e Amador Bueno em 3 de abril de 2014, dando início à operação assistida no trecho. No dia 23 de abril de 2014 a extensão foi entregue oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin. Na ocasião foi anunciado que as estações Cimenrita e Ambuitá, hoje demolidas, seriam reconstruídas. Nessa extensão são utilizados os TUE série 5000 (Atual série 5400) compostos por quatro carros (dois motores e dois reboques) que sofreram sua primeira reforma em 1999 e a segunda em 2013/2014 para utilizá-los nesse trecho. Curiosamente no projeto inicial previa-se a utilização do TUE Série 4400 nesse trecho.
































Sigla
Estação
Município
Observações
MDU
(08/2018)[4]
IPV

Itapevi

Itapevi
Integração tarifada com o trecho principal da Linha 8–Diamante. Modernização entregue em 1 de outubro de 2010.
28 101
SRT

Santa Rita

Itapevi
Modernização entregue em 3 de abril de 2014.

N/D
ABU

Amador Bueno

Itapevi
Modernização entregue em 3 de abril de 2014.

N/D



Projetos |



Ver artigo principal: Obras e projetos da CPTM

A CPTM realizou uma audiência pública, em julho de 2013, para apresentar o projeto que ligará Sorocaba e São Paulo por meio de trens da CPTM. Em Sorocaba, serão duas estações: uma na região central e outra no bairro Brigadeiro Tobias. O investimento na linha de Sorocaba a São Paulo será de 4,3 bilhões de reais. O início das obras estava previsto para 2015, com previsão de conclusão em 2020.


Ele também prevê conexão futura com uma nova extensão de trem da Linha 8 até Alphaville. A chegada dos trens ao bairro tem sido cogitada desde a gestão de José Serra no governo estadual, mas nunca saiu da fase de estudos.



Obras |



Ver artigo principal: Obras da CPTM


Imagens das obras |



Ver artigo principal: Galeria de imagens da CPTM


Referências




  1. «Linhas da CPTM ganham novos nomes». Governo do Estado de São Paulo. 3 de abril de 2008. Consultado em 26 de junho de 2018 


  2. abc «Vinte anos sem renovações». Folha de S. Paulo (17 924). São Paulo: Empresa Folha da Manhã S.A. 30 de abril de 1978. 18 páginas. ISSN 1414-5723 


  3. [CPTM - Nossa História «Título ainda não informado (favor adicionar)»] Verifique valor |url= (ajuda) Página oficial da CPTM


  4. abc «Tabela Novos Negocios Agosto 2018» (PDF). CPTM. Consultado em 8 de agosto de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 18 de julho de 2018 



Ligações externas |




  • Página oficial da CPTM (em português)


  • Estações ferroviárias do Brasil (em português)


































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