Pernambuco Tramways




The Pernambuco Tramways & Power Company Limited foi uma empresa inglesa criada em 24 de janeiro de 1913, em Londres, com a finalidade de instalar e operar linhas de bondes elétricos no Recife, Pernambuco.


Paralelamente à concessão do serviço de bondes, a empresa também explorou a distribuição de energia elétrica no Recife.




Índice






  • 1 Bondes


  • 2 Energia elétrica


  • 3 Mudança de controle acionário


  • 4 Encerramento de atividades


  • 5 Ligações externas


  • 6 Nota





Bondes |


Em 13 de maio de 1914 foi inaugurada a primeira linha de bondes elétricos do Recife, ligando o bairro do Recife (que era uma península) ao da Boa Vista, atravessando toda a ilha correspondente ao bairro de Santo Antônio.


Até então, o Recife era servido por bondes a vapor (Maxambombas), que substituíram os com tração animal, operados pela Pernambuco Street Railway Company, desde 1883.


A substituição desses bondes por veículos elétricos foi gradual e em 1922 deixaram de transitar os veículos a vapor.


Em 1920, com 130 veículos motorizados, 110 reboques e 141 km de linhas, o sistema de bondes elétricos do Recife era o terceiro maior do Brasil.


O sistema de bondes foi desativado e o último veículo trafegou em 1954, indo do bairro do Recife ao da Madalena.


Porém, a Pernambuco Tramways foi acusada de quebra de contrato e instada a restaurar o sistema de linhas de bondes, o que foi parcialmente feito, com um bonde diário do bairro da Boa Vista até Beberibe.



Energia elétrica |


Em 27 de outubro de 1913 o governo de Pernambuco assinou contrato com a Pernambuco Tramways para fornecimento de energia elétrica residencial e iluminação pública.


A energia elétrica era fornecida por máquinas geradoras da companhia concessionária.


Em 1 de dezembro de 1954 o Recife passou a receber energia elétrica gerada pela usina hidrelétrica de Paulo Afonso, da Chesf - Companhia Hidro-elétrica do São Francisco, que só iria ser inaugurada oficialmente em 1955 pelo então presidente Café Filho.



Mudança de controle acionário |


Em 1928 a General Electric Company[1] comprou a Pernambuco Tramways. O sistema operado foi ampliado e melhorado.



Encerramento de atividades |


Em 17 de julho de 1962, foi encerrado o contrato entre o governo de Pernambuco e a Pernambuco Tramways para exploração da concessão de transporte de passageiros por bonde e de distribuição de energia elétrica. Esta concessão (com o acervo da companhia) passou à empresa estatal criada para tal fim, Companhia de Eletricidade de Pernambuco - Celpe.


A Companhia de Transportes Urbanos, empresa municipal, passou a oferecer transporte coletivo em ônibus elétricos.


Algumas linhas férreas utilizadas pelos bondes foram, a partir de 1985 aproveitadas para a instalação e funcionamento do Metrô do Recife.



Ligações externas |



  • Novo milênio: O bonde

  • História da energia em Pernambuco

  • Fotos de bondes no Recife

  • Bondes do Brasil - Recife, Pernambuco



Nota |




  1. A General Electric Company havia incorporado, em 1905, a Electric Bond & Share Corporation que, através de sua subsidiária American Foreign Power (AMFORP), exploraria o setor de transporte público por bondes elétricos em várias cidades brasileiras.
    Referência
    GONÇALVES JÚNIOR, Dorival. Reestruturação do setor elétrico brasileiro - Estratégia de retomada da taxa de acumulação de capital?. São Paulo: USP - PIPGE, 2002 (em pdf)



































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