Jerome Kern
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Nascimento
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27 de janeiro de 1885 Manhattan
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Morte
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11 de novembro de 1945 (60 anos) Nova Iorque
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Sepultamento
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Ferncliff Cemetery
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Cidadania
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Estados Unidos
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Alma mater
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Steinhardt School of Culture, Education, and Human Development, Universidade de Heidelberg
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Ocupação
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compositor, autor-compositor, compositor de bandas sonoras
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Prêmios
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Prêmio Grammy Trustees, Oscar
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Causa da morte
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hemorragia intracerebral
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Jerome David Kern (Nova Iorque, 27 de janeiro de 1885 — 11 de novembro de 1945) foi um premiado compositor americano de música popular.
Escreveu cerca de 700 canções e mais de cem trilhas completas para espetáculos e filmes em uma carreira que durou de 1902 até sua morte em 1945. No ano seguinte foi indicado postumamente ao Oscar pela canção All Through the Day, em co-autoria com Oscar Hammerstein II, para o filme Centennial Summer.
Jerome Kern introduziu a ideia de dança em músicas com o ritmo 4/4, assim como foi dos primeiros a fazer uso da síncope na composição. Ao contrário de muitas abordagens da altura, que tendiam a desvalorizar e rejeitar o ‘musical’, Kern construía as suas músicas tomando a tradição do musical como principal referência, o que acabou por ser talvez a razão do seu sucesso, transformando as suas ideias inovadoras em recursos estilísticos ‘chave’ no cinema musical e na composição de Jazz. Um exemplo disto era o papel que as suas músicas muitas vezes tinham na criação de um momento importante na história de um filme, como se a música fosse o chão onde os personagens se revelam e evoluem as relações entre si.
Kern entrou em 1902, com 18 anos, para a New York College of Music, a sua primeira composição surgiu nesse ano, e nos três anos seguintes estudou com tutores particulares na Alemanha.
A sua ligação à Broadway começou como ‘rehearsal pianist’. Ao voltar da Alemanha passou por Londres, onde arranjou um contrato com um senhor americano, o produtor de teatro Charles Frohman, para escrever música para versões da Broadway de espectáculos de Londres. Após alguns trabalhos em peças reconhecidas, fez em 1912 pela primeira vez a música para uma peça inteira, The Red Petticoat e até 1920 já teria escrito dezasseis. Em 1914 fundou, juntamente com outros compositores e editores, a ASCAP (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores).
A sua primeira viagem a Hollywood foi em 1929 para supervisionar um dos primeiros filmes ‘all-talking’ da Technicolor, “Sally”. Em 1931 fez a música para o filme “Men of the Sky”. O advento do som no cinema, algo que mudou completamente a ideia que se tinha do que era um filme, provocou uma reacção de afastamento do público aos musicais, e com isto, a Warner Bros. percebeu que não podia lançar o filme como um musical: cortou partes musicadas e lançou o filme a preto e branco porque o filme a cores já estava associado ao género musical. A peça da Broadway “The Cat and the Fiddle”, para a qual Kern tinha composto, foi filmada em 1934, acabando por ser realmente a sua primeira participação séria em Hollywood. Em 1935, já o público tinha acalmado, e Kern regressa a Hollywood onde compõe a música para variadíssimos filmes, apesar de continuar a trabalhar para a Broadway, musicando até várias adaptações da Broadway para filmes. Em 1936 ganha o Óscar de melhor música com “The Way You Look Tonight” no filme “Swing Time”. Este é o primeiro de dois prémios que recebe da academia e a primeira de oito nomeações.
Decide fixar-se em Hollywood em 1937 e em 39 sofre um enfarte, após o qual é advertido pelo médico para trabalhar apenas como compositor para filmes e deixar de o fazer para a Broadway, que era um trabalho mais exigente e stressante. Kern concordou e curiosamente começou a fazer bastante mais sucesso a partir daí.
Jerome Kern morre aos 60 anos com uma hemorragia cerebral enquanto passeava pelas ruas de Nova Iorque com o seu amigo Oscar Hammerstein II.
Muitas das suas músicas foram adaptadas por músicos de Jazz que as tornaram em Standards reconhecidos. Alguns exemplos são “Look for the Silver Lining”, Smoke Get’s in Your Eyes”, “Ol’ Man River”, “All the Things You Are”, “I’m Old Fashioned”.
Óscar da Academia para Melhor Canção Original |
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1935—1939 |
- "The Continental" de Con Conrad & Herb Magidson (1935)
- "Lullaby of Broadway" de Harry Warren & Al Dubin (1936)
- "The Way You Look Tonight" de Jerome Kern & Dorothy Fields (1937)
- "Sweet Leilani" de Harry Owens (1938)
- "Thanks for the Memoryl" de Ralph Rainger & Leo Robin (1939)
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1940—1949 |
- "Over the Rainbow" de Harold Arlen & Yip Harburg (1940)
- "When You Wish upon a Star" de Leigh Harline & Ned Washington (1941)
- "The Last Time I Saw Paris" de Jerome Kern & Oscar Hammerstein II (1942)
- "White Christmas" de Irving Berlin (1943)
- "You'll Never Know" de Harry Warren & Mack Gordon (1944)
- "Swinging on a Star" de Jimmy Van Heusen & Johnny Burke (1945)
- "It Might as Well Be Spring" de Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II (1946)
- "On the Atchison, Topeka and the Santa Fe" de Harry Warren & Johnny Mercer (1947)
- "Zip-a-Dee-Doo-Dah" de Allie Wrubel & Ray Gilbert (1948)
- "Buttons and Bows" de Jay Livingston & Ray Evans (1949)
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1950—1959 |
- "Baby, It's Cold Outside" de Frank Loesser (1950)
- "Mona Lisa" de Ray Evans & Jay Livingston (1951)
- "In the Cool, Cool, Cool of the Evening" de Hoagy Carmichael & Johnny Mercer (1952)
- "The Ballad of High Noon" de Dimitri Tiomkin & Ned Washington (1953)
- "Secret Love" de Sammy Fain & Paul Francis Webster (1954)
- "Three Coins in the Fountain" de Jule Styne & Sammy Cahn (1955)
- "Love Is a Many-Splendored Thing" de Sammy Fain & Paul Francis Webster (1956)
- "Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)" de Ray Evans & Jay Livingston (1957)
- "All the Way" de Jimmy Van Heusen & Sammy Cahn (1958)
- "Gigi" de Frederick Loewe & Alan Jay Lerner (1959)
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1960—1969 |
- "High Hopes" de Jimmy Van Heusen & Sammy Cahn (1960)
- "Never on Sunday" de Manos Hadjidakis (1961)
- "Moon River" de Henry Mancini & Johnny Mercer (1962)
- "Days of Wine and Roses" de Henry Mancini & Johnny Mercer (1963)
- "Call Me Irresponsible" de Jimmy Van Heusen & Sammy Cahn (1964)
- "Chim Chim Cher-ee" de Richard M. Sherman & Robert B. Sherman (1965)
- "The Shadow of Your Smile" de Johnny Mandel & Paul Francis Webster (1966)
- "Born Free" de John Barry & Don Black (1967)
- "Talk to the Animals" de Leslie Bricusse (1968)
- "The Windmills of Your Mind" de Michel Legrand, Alan Bergman & Marilyn Bergman (1969)
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1970—1979 |
- "Raindrops Keep Fallin' on My Head" de Burt Bacharach & Hal David (1970)
- "For All We Know" de Fred Karlin, Jimmy Griffin & Robb Royer (1971)
- "Theme from Shaft" de Isaac Hayes (1972)
- "The Morning After" de Joel Hirschhorn e Al Kasha (1973)
- "The Way We Were" de Marvin Hamlisch, Alan Bergman & Marilyn Bergman (1974)
- "We May Never Love Like This Again" de Joel Hirschhorn e Al Kasha (1975)
- "I'm Easy" de Keith Carradine (1976)
- "Evergreen" de Barbra Streisand & Paul Williams (1977)
- "You Light Up My Life" de Joseph Brooks (1978)
- "Last Dance" de Paul Jabara (1979)
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1980—1989 |
- "It Goes Like It Goes" de David Shire & Norman Gimbel (1980)
- "Fame" de Michael Gore & Dean Pitchford (1981)
- "Arthur's Theme (Best That You Can Do)" de Peter Allen, Burt Bacharach, Carole Bayer Sager & Christopher Cross (1982)
- "Up Where We Belong" de Jack Nitzsche, Buffy Sainte-Marie & Will Jennings (1983)
- "Flashdance... What a Feeling" de Giorgio Moroder, Irene Cara & Keith Forsey (1984)
- "I Just Called to Say I Love You" de Stevie Wonder (1985)
- "Say You, Say Me" de Lionel Richie (1986)
- "Take My Breath Away" de Giorgio Moroder & Tom Whitlock (1987)
- "(I've Had) The Time of My Life" de John DeNicola, Donald Markowitz, Franke Previte & Franke Previte (1988)
- "Let the River Run" de Carly Simon (1989)
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1990—1999 |
- "Under the Sea" de Alan Menken & Howard Ashman (1990)
- "Sooner Or Later (I Always Get My Man)" de Stephen Sondheim (1991)
- "Beauty and the Beast" de Alan Menken & Howard Ashman (1992)
- "A Whole New World" de Alan Menken & Tim Rice (1993)
- "Streets of Philadelphia" de Bruce Springsteen (1994)
- "Can You Feel the Love Tonight" de Elton John & Tim Rice (1995)
- "Colors of the Wind" de Alan Menken & Stephen Schwartz (1996)
- "You Must Love Me" de Andrew Lloyd Webber & Tim Rice (1997)
- "My Heart Will Go On" de James Horner & Will Jennings (1998)
- "When You Believe" de Mariah Carey & Stephen Schwartz (1999)
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2000—2009 |
- "You'll Be in My Heart" de Phil Collins (2000)
- "Things Have Changed" de Bob Dylan (2001)
- "If I Didn't Have You" de Randy Newman (2002)
- "Lose Yourself" de Eminem, Jeff Bass & Luis Resto (2003)
- "Into the West" de Annie Lennox, Howard Shore & Fran Walsh (2004)
- "Al Otro Lado Del Río" de Jorge Drexler (2005)
- "It's Hard out Here for a Pimp" de Juicy J, Frayser Boy & DJ Paul (2006)
- "I Need to Wake Up" de Melissa Etheridge (2007)
- "Falling Slowly" de Glen Hansard & Markéta Irglová (2008)
- "Jai Ho" de A. R. Rahman & Gulzar (2009)
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2010—2019 |
- "The Weary Kind" de Ryan Bingham & T-Bone Burnett (2010)
- "We Belong Togheter" de Randy Newman (2011)
- "Man or Muppet" de Bret McKenzie (2012)
- "Skyfall" de Adele & Paul Epworth (2013)
- "Let It Go" de Kristen Anderson-Lopez & Robert Lopez (2014)
- "Glory" de John Legend & Common (2015)
- "Writing's on the Wall" de Jimmy Napes & Sam Smith (2016)
- "City of Stars" de Justin Hurwitz & Pasek e Paul (2017)
- "Remember Me" de Kristen Anderson-Lopez & Robert Lopez (2018)
- "Shallow" de Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando & Andrew Wyatt (2019)
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