Língua mongol









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)





































Mongol (Khalkha, Buryat, Mongol)
Outros nomes: Mongolês
Falado em:

Mongólia

 China (Mongólia Interior e Sinkiang)


 Rússia

Total de falantes:
c. 5 700 000

Família:

Altaica
 Línguas mongólicas
  Grupo do Oriente, ou Ramo Mongólico Oriental
   Mongol
Estatuto oficial
Língua oficial de:
Mongólia
Códigos de língua

ISO 639-1:

mn
ISO 639-2:
mon

Ásia - Idioma Mongol.PNG

A língua mongol, língua mongolesa ou mongol (oficialmente khalkha-mongol) é a mais conhecida das línguas mongólicas.[1] É o idioma oficial da República da Mongólia e também é falada em regiões adjacentes na República Popular da China e na Rússia. Desde 1921, por influência soviética, é escrita com o alfabeto cirílico[1] na Mongólia, apesar de ainda ser escrito com o alfabeto mongol em Mongólia Interior, na China.


Na China, a partir de 1973 começou o ressurgimento interno da língua quando seu uso e desenvolvimento foram encorajados por políticos como Deng Xiaoping, favorecendo minorias de oito províncias e regiões autônomas do norte do país.[2]



Classificação |


Ainda existe controvérsia entre linguistas sobre classificar-se ou não as línguas mongois entre as línguas altaicas, família à qual também pertencem as línguas turco-tártaras, as línguas tungúsicas (faladas na Sibéria) e provavelmente também o coreano e o japonês. Sabe-se, porém, que o mongol é aparentado à língua buriata, falada pela etnia buriata do leste da Sibéria. É também relacionado com as línguas mongólicas do Afeganistão.


Alguns sítios web especializados, como o Ethnologue, consideram o mongol falado na Mongólia (Khaklha Mongol) e o mongol falado na China (mongol periférico) como duas línguas diferentes, atribuíndo-lhes códigos diferentes.[1]



Ver também |


  • Mongol clássico


Referências




  1. abc Juha Janhunen (2006). The Mongolic Languages. [S.l.]: Routledge. 464 páginas. ISBN 9781135796907 


  2. Minglang Zhou (, 2003). Multilingualism in China: The Politics of Writing Reforms for Minority Languages 1949-2002. [S.l.]: Walter de Gruyter. 480 páginas. ISBN 9783110924596  Verifique data em: |ano= (ajuda)



Wikipedia


Edição em Língua mongol da Wikipédia



  • Portal da Mongólia
  • Portal da Rússia
  • Portal da linguística




Ícone de esboço
Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas