Junkers Ju 86
Ju 86 | |
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Um Ju 86 da Força Aérea Sueca | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Aeronave de reconhecimento, bombardeiro e de transporte de uso civil e militar, com motor a pistão, monoplano bimotor |
País de origem | Alemanhasta |
Fabricante | Junkers |
Primeiro voo em | 1934 (85 anos) |
Introduzido em | 1936 |
Tripulação | 2 - piloto e operador de rádio |
Passageiros | 10 |
Especificações (Modelo: Ju 86R) | |
Dimensões | |
Comprimento | 16,46 m (54,0 ft) |
Envergadura | 32 m (105 ft) |
Altura | 4,7 m (15,4 ft) |
Área das asas | 82 m² (883 ft²) |
Alongamento | 12.5 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 6 700 kg (14 800 lb) |
Peso máx. de decolagem | 11 530 kg (25 400 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 2 x motores diesel a pistão Junkers Jumo 207B-3/V |
Potência (por motor) | 1 000 hp (746 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 420 km/h (227 kn) |
Alcance (MTOW) | 1 580 km (982 mi) |
Teto máximo | 13 000 m (42 700 ft) |
Razão de subida | 4,67 m/s |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | 3 x metralhadoras MG 15 de 7,92 mm (0,312 in) |
Bombas | 1 000 kg (2 200 lb) de bombas |
Notas | |
Dados de: Jane's Fighting Aircraft of World War II[1] e Warbirds Resource Group[2] Aviso | |
O Junkers Ju 86 foi um bombardeiro monoplano alemão desenvolvido nos anos 30 pela Junkers.
O Junkers Ju 86 era inicialmente utilizado para transporte aéreo e foi convertido mais tarde para bombardeiro. Em 1934 o Ju 86 era um dos aviões mais avançados existentes.
O modelo D-1 com motores diesel foi posto a serviço na Luftwaffe e transformou-se no bombardeiro médio padrão. A seguir foi desenvolvida a série E, que era mais rápida com os motores tipo radial da BMW.
A série K, propelida pelos motores suecos da Bristol, era a mais rápida de todas. Quarenta aviões foram construídos pela Junkers, e 16 pela Saab.
O combate inicial do Ju 86 foi na Espanha, como uma das armas testadas pela Luftwaffe na Guerra Civil Espanhola. Cumpriu seu papel bem, mas estas versões eram vulneráveis mesmo aos caças biplanos. Muito dos bombardeiros séries D e E lutaram na Polônia, seu último teatro operacional.
Mais tarde alguns Ju 86 convertidos e designados Junkers Ju 86P, serviram como bombardeiros de grande altitude e foram utilizados para reconhecimento na Grã-Bretanha e Rússia.
Foram usados também pelas Forças Armadas Portuguesas entre 1940 e 1945, sendo organizados num grupo de duas esquadrilhas de bombardeamento diurno, pertencendo à antiga Base Aérea n.º 2, actual Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.[3]
Referências
↑ Bridgeman, Leonard. "The Junkers Ju 86P and Ju 86R." Jane's Fighting Aircraft of World War II, p.171. London: Studio, 1946. ISBN 1-85170-493-0.
↑ "Junkers Ju 86." Warbirds Resource Group.
↑ Emfa.pt https://www.emfa.pt/www/mobile/unidade-52 Em falta ou vazio|título=
(ajuda)