Amizade





Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Amizade (desambiguação).


Disambig grey.svg Nota: Colegas redireciona para este artigo. Para o filme brasileiro, veja Colegas (filme).






Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)







Searchtool.svg


Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2014). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.





Os Três Mosqueteiros, do francês Alexandre Dumas: uma história firmada na amizade inquebrantável de seus personagens


Amizade (do termo latino vulgar amicitate)[1] é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.


A amizade pode ter, como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos, muitas vezes, se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuge, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.


Muitas vezes, os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.


A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida.[2] Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".


Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem".


O Dia do Amigo (também conhecido como "Dia da Amizade") é comemorado em 20 de julho.


A amizade, tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões. Na Epopeia de Gilgamesh, se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu. Os greco-romanos tinham, entre outros vários exemplos, a amizade entre Orestes e Pílades. Na Bíblia, cita-se, no livro 1 de Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jónatas (filho do Rei Saul)[3] . Os evangelhos canônicos falam a respeito de uma declaração de Jesus, "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos."[4]. Salomão escreveu a sabedoria da amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão".[5]


As relações de amizade são amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televisão. Como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, os Três Mosqueteiros, O gordo e o magro, Os três patetas, a série Friends, entre outros.




Índice






  • 1 Senso comum


  • 2 Tipos de amizade


    • 2.1 Amizade x coleguismo


    • 2.2 Amizade entre sexos diferentes


      • 2.2.1 Amizade colorida




    • 2.3 Amizade por correspondência




  • 3 Referências


  • 4 Bibliografia





Senso comum |





Fotografia antiga de dois amigos.


A amizade comum costuma determinar, também através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas afirmativas estarão sendo listadas abaixo:



  • A tendência de desejar o melhor para o outro;

  • Simpatia e empatia;

  • Honestidade;


  • Lealdade;

  • A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo;

  • Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;

  • Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito aos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los;

  • Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam pelo simples fato de existir, entre eles, o verdadeiro amor, também conhecido como amor storge = amor de amigos.



Tipos de amizade |



Amizade x coleguismo |





Fotografia de quatro amigos.


Em sentido mais estrito, são chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como desportos, jogos diversos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola.


Muitos apontam nisso uma confusão entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.



Amizade entre sexos diferentes |


Na maioria das culturas, considera-se normal que os amigos sejam prioritariamente pessoas do mesmo sexo, embora esta concepção tenha mudado bastante na sociedade ocidental do século XX. Ainda assim, a amizade entre pessoas de sexos diferentes ainda é, muitas vezes, vista com a desconfiança de que não seria nada mais que um mero relacionamento com conotações sexuais, disfarçado. No Brasil, frases preconceituosas deste tipo são muito encontradas na cultura popular, tais como "Amigo de mulher é mulher também ", ditas frequentemente por namorados ciumentos. Não existe, para a maioria das culturas, problemas explícitos, erro ou desvio na amizade entre sexos diferentes: no entanto, é de frisar que existem sempre sinais maiores que o simples preconceito aquando de uma amizade desta forma.


Praticamente todas as correntes da psiquiatria, como as de Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Jacques Lacan e Melanie Klein, convergem para o consenso de que a amizade entre pessoas de sexos diferentes revela um desejo inconsciente de procriação. Mas foi Jung que melhor descreveu este processo em seu livro Ab-reação, Análise dos Sonhos e Transferência. Baseando-se em estudos de Gregor Mendel sobre o DNA e aperfeiçoamento das espécies, Jung postulou que a "afinidade" entre sexos opostos seria uma percepção ou detecção não consciente de genes parcialmente compatíveis. Daí, decorreria o desejo de estar em contato permanente, proteção e preocupação recíprocas, revelar confidências, trocar experiências, intimidade, afagos e carícias que nada mais são do que as preliminares para a conjunção carnal com vistas à procriação.



Amizade colorida |



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Amizade colorida (desambiguação).

Segundo o dicionário Houaiss, "amizade colorida" é um relacionamento amoroso e sexual, geralmente passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade. Ou seja, é uma espécie de relação aberta em que pode existir uma intimidade física entre as pessoas, bem diferente de uma amizade tradicional — também chamada amizade preto e branco.


No Brasil, é um relacionamento mais típico das últimas décadas, que descreve um relacionamento entre duas pessoas onde estes são amigos, mas também costumam ter algum tipo de relação de caráter romântico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro.


Este tipo de relação também é descrita em ditados populares modernos, tais como "amigos também beijam".


Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a ideia de amizade colorida com os conceitos de ficada e relacionamento aberto.



Amizade por correspondência |


Amizade por correspondência, e sua versão século XXI, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem, entre si, sentimentos idênticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram raramente.



Referências




  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 106.


  2. CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 51ª Edição.


  3. (1 Samuel, capítulo 20, versículos 1 ao 42)


  4. (João capítulo 15, versículo 13)


  5. (Provérbios capítulo 17, versículo 17)



Bibliografia |
















Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Wikcionário

Definições no Wikcionário

Wikiquote

Citações no Wikiquote

Commons

Categoria no Commons



  • Commons

  • Wikiquote

  • Wikcionário




  • Alcira Mattut, Maria (2014). ¿Cómo hacernos amigos de los libros mientras vemos televisão?. Manuais de la Librería Mediática parágrafos Jóvenes Comunicadores (em espanhol). 1 Primeira ed. Venezuela: [s.n.] 100 páginas. 666. Consultado em 2 de julho de 2013  Parâmetro desconhecido |url_seção= ignorado (ajuda)












Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas