STS-32






























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































STS-32

Insígnia da missão

Informações da missão
Espaçonave

Columbia
Lançamento

9 de janeiro de 1990, 7:35:00 a.m. EST
39-A
Aterrissagem

20 de janeiro de 1990, 1:35:37 a.m. PST
Órbitas
172
Duração
10 dias, 21 horas e 36 segundos
Altitude orbital
330 km

Inclinação orbital
28.5 graus
Distância percorrida
7.258.096 km
Imagem da tripulação

Sentido anti-horário de cima para a esquerda: Ivins, Low, Dunbar, Wetherbee, Brandenstein
Sentido anti-horário de cima para a esquerda: Ivins, Low, Dunbar, Wetherbee, Brandenstein
Navegação











Sts-33-patch.png STS-33






Sts-36-patch.png STS-36





A STS-32 foi a trigésima-terceira missão a utilizar um ônibus espacial e o nono lançamento do Columbia. Realizou a quarta aterrissagem noturna.




Índice






  • 1 Tripulação


  • 2 Parâmetros da missão


  • 3 Hora de acordar


  • 4 Principais fatos


    • 4.1 Cargas no compartimento mediano




  • 5 Galeria


  • 6 Ver também


  • 7 Ligações externas





Tripulação |




  • Estados Unidos Daniel Brandenstein Comandante


  • Estados Unidos James Wetherbee Piloto


  • Estados Unidos Bonnie Dunbar Especialista de missão 1


  • Estados Unidos David Low Especialista de missão 2


  • Estados Unidos Marsha Ivins Especialista de missão 3



Parâmetros da missão |




  • Massa:


    • Decolagem: 116.117 kg


    • Aterrissagem: 103.571 kg


    • Carga: 12.014 kg




  • Perigeu: 296 km


  • Apogeu: 361 km


  • Inclinação: 28.5°


  • Período: 91.1 min



Hora de acordar |


Devido a problemas com os receptores na STS-28, os tripulantes não puderam ouvir músicas pois os mesmos receptores ainda estavam em manutenção técnica.



Principais fatos |


A decolagem ocorreu em 9 de janeiro de 1990, às 7:35:00 a.m. EST. O lançamento havia sido agendado para 18 de dezembro de 1989, adiado para completar e verificar as modificações no Pad A, que seria utilizado pela primeira vez desde janeiro de 1986. O lançamento em 8 de janeiro de 1990 foi cancelado devido às condições climáticas.


Os objetivos primários da missão eram o lançamento do satélite de comunicações SYNCOM IV-F5 e a recuperação da Instalação de Exposição de Longa Duração (LDEF) da NASA. O SYNCOM IV-F5 (também conhecido como LEASAT 5) foi lançado com sucesso e utilizou o primeiro e terceiro estágios do foguete Minnuteman em seu perigeu para poder atingir a órbita geossíncrona. O LDEF foi recuperado no quarto dia de voo com a utilização do Sistema de Manipulação Remota pelo grupo.


As cargas no meio do veículo incluíam: Characterization of Neurospora Circadian Rhythms (CNCR); Crescimento de Cristais de Proteína (PCG); Aparado de Experimentos com Fluidos (FEA); American Flight Echocardiograph (AFE); Localizador de Latitude/Longitude Locator (L3); Mesoscale Lightning Experiment (MLE); câmera IMAX; e o experimento Air Force Maui Optical Site (AMOS)


A missão marcou a primeira vez em que o Pad A no complexo 39 do Kennedy Space Center foi utilizado como um local de lançamento desde a missão 61-C em 12 de Janeiro de 1986. Ele marcou também a primeira utilização da Plataforma de Lançamento Móvel No. 3 (MLP-3) no programa de ônibus espaciais.


A STS-32 foi o nono voo do ônibus espacial Columbia, e a trigésima-terceira missão a utilizar um ônibus espacial. Ela foi a missão com uma das durações mais longas do programa de ônibus espaciais, com dez dias. Houve apenas uma missão com uma duração desta magnitude, a STS-9 em 1983, a primeira missão do Spacelab, tendo está também utilizado o Columbia.


A NASA planejou uma missão estendida para adquirir dados sobre a exposição dos membros do grupo em longos períodos sob um ambiente de microgravidade e seu efeitos, na aterrissagem do veículo. Um kit estava sendo desenvolvido para permitir a atuação dos astronautas na órbita terrestre por até 16 dias.


O comandante do grupo de cinco astronautas era Daniel Brandenstein, que também comandou a STS 51-G em 1985 e pilotou a STS-8 em 1983. Ambas as missões incluíam o uso do Sistema de Manipulação Remota construído no Canadá, que também foi utilizado para recuperar o LDEF. James Wetherbee foi o piloto da STS-32, em seu primeiro voo em um ônibus espacial. Também em seus primeiros voos estavam os especialistas da missão Marsha Ivins e David Low. O terceiro especialista da missão, Bonnie Dunbar (Ph.D), estava em seu segundo voo, ele foi também especialista da missão na STS 61-A, em 1985.


Dunbar operou o braço-robô para recuperar o LDEF enquanto Ivins fotografava a estrutura de voo livre que continha 57 experimentos de ciência e tecnologia. O cilindro de doze lados, com o tamanho aproximado de um ônibus pequeno, foi então colocado no compartimento de carga do Columbia para ser então trazido de volta à Terra.


O LDEF tinha o objetivo de permanecer no espaço por aproximadamente um ano após seu lançamento, em 7 de Abril de 1984, na STS-41-C, tendo sido colocado em uma órbita terrestre quase circular, com um apogeu de 480 km e um perigeu de 475 km, As mudanças no planejamento e o acidente com a 51-L atrasaram esta recuperação.


Mais de cinco anos e seis meses depois, a LDEF era um importante repositório de dados técnicos e científicos.


A passagem do tempo da recuperação foi de importância crítica. Uma alta taxa de fluxo solar aumentou a densidade do ambiente orbital do LDEF e acelerou sua taxa de decaimento orbital. Os especialistas cuidadosamente monitoraram a estabilidade da órbita da embarcação, e anteciparam que ela poderia cair devido à atração gravitacional da Terra e ser destruída na reentrada em fevereiro de 1990.


A Columbia foi a primeira missão lançada do Pad A, no complexo 39, que havia sido recondicionado. O Pad A suportou as 24 primeiras missões com ônibus espaciais, da STS-1 em Abril de 1981 até a STS-61-C em Janeiro de 1986. Ambos os Pad A e Pad B foram modificados através do tempo.


As modificações incluíam melhoras no sistema de regresso do grupo de emergência e na sala de mudança de carga, proteção contra congelamento dos serviços de água, a instalação de proteção contra escombros durante o carregamento do combustível, a adição de mais dispositivos de proteção contra as condições climáticas e um umbilical para prover energia, instrumentação e controles aos aquecedores das juntas dos foguetes de combustível sólido.


MLP-3, a mais velha das três estruturas de lançamento da era Apollo, também passou por um extensivo remodelamento para ser utilizada com os ônibus espaciais. Estas modificações incluíam a remoção da torre umbilical, reconfiguração para três buracos de exaustão, e mudança nos sistemas de elétricos e mecânicos de suporte em terra. A MLP-3 suportou muitos lançamento históricos nos anos 60 e 70, incluindo o primeiro lançamento da uma Apollo com o foguete Saturn V; a primeira missão lunar tripulada, a Apollo 8; a primeira missão lunar de aterrissagem, a Apollo 11; três lançamento tripulados do Skylab; e a missão Apollo/Soyuz.


A aterrissagem ocorreu em 20 de janeiro de 1990, às 1:35:37 a.m. PST, na Runway 22 da Base da Força Aérea de Edwards, CA. Distância de rolagem: 10731 pés (3271 m), tempo de rolagem: 62 segundos. Foi o mais longo voo de um ônibus espacial documentado. O veículo retornou ao KSC em 26 de Janeiro de 1990. Peso na aterrissagem: 228,335 lb (103,571 kg).



Cargas no compartimento mediano |



  • Characterization of Neurospora Circadian Rhythms (CNCR)

  • Crescimento de Cristais de Proteína (PCG)

  • Aparato de Experimento com Fluidos (FEA)

  • American Flight Echocardiograph (AFE)

  • Localizador de Latitude/Longitude (L3)

  • Mesoscale Lightning Experiment(MLE)

  • Câmera IMAX

  • Experimento Air Force Maui Optical Site (AMOS)



Galeria |




Ver também |



  • Ciência do espaço

  • Ônibus espacial

  • Lista de missões com ônibus espacial



Ligações externas |



Commons

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre STS-32



  • NASA mission overview

  • Additional information






Precedido por
STS-33

Programa de Ônibus espaciais

Sucedido por
STS-36

























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