Lúcio Fúlvio Curvo (em latim: Lucius Fulvius Curvus) foi um político da gente Fúlvia da República Romana, eleito cônsul em 322 a.C. com Quinto Fábio Máximo Ruliano. É o primeiro Fúlvio nos registros da história de Roma e, segundo os relatos, teria sido cônsul em Túsculo no ano da revolta da cidade contra Roma e, ao se aliar os romanos, ocupou a mesma função em Roma e obteve um triunfo sobre seus próprios compatriotas.
Índice
1Consulado (322 a.C.)
2Mestre da cavalaria (316 a.C.)
3Ver também
4Referências
5Bibliografia
Consulado (322 a.C.) |
Lúcio Fúlvio foi eleito cônsul em 322 a.C. com Quinto Fábio Máximo Ruliano[1]. Durante seu mandato, durante a Segunda Guerra Samnita, Aulo Cornélio Cosso Arvina foi nomeado ditador para liderar as campanhas contras os samnitas[1].
Mestre da cavalaria (316 a.C.) |
Em 316 a.C. foi escolhido para ser mestre da cavalaria (magister equitum) pelo ditador Lúcio Emílio Mamercino Privernato. O ditador foi nomeado para para liderar as operações militares contra os samnitas durante a Segunda Guerra Samnita[2]. Sua campanha levou ao cerco da cidade de Satícula[2]. Nesta luta, foi obrigado a enfrentar um exército que vinha para tentar levantar o cerco ao mesmo tempo que a guarnição da cidade o atacou pela retaguarda. Lúcio Emílio e Lúcio Fúlvio conseguiram repelir o exército libertador, mas não conseguiram tomar a cidade[2].
Ver também |
Cônsul da República Romana
Precedido por: 'Caio Sulpício Longo II
com Quinto Áulio Cerretano
Quinto Fábio Máximo Ruliano 322 a.C.
com Lúcio Fúlvio Curvo
Sucedido por: 'Tibério Vetúrio Calvino II
com Espúrio Postúmio Albino Caudino II
Referências
↑ abLívio, Ab Urbe condita VIII, 38.
↑ abcLívio, Ab Urbe condita IX, 21.
Bibliografia |
T. Robert S., Broughton (1951). The Magistrates of the Roman Republic. Volume I, 509 B.C. - 100 B.C. (em inglês). I, número XV. Nova Iorque: The American Philological Association. 578 páginas
Monofisismo (do grego: monos - "único, singular" e physis - "natureza") é o ponto de vista cristológico que defende que, depois da união do divino e do humano na encarnação histórica, Jesus Cristo, como encarnação do Filho ou Verbo ( Logos ) de Deus, teria apenas uma única "natureza", a divina, e não uma síntese de ambas. O monofisismo é contraposto pelo diofisismo (ou "diafisismo"), que defende que Jesus preservou em si as duas naturezas. Historicamente, o monofisismo se refere primordialmente à posição dos que (especialmente no Egito e, em menor grau, na Síria) rejeitaram as decisões do Concílio de Calcedônia em 451 (o quarto concílio ecumênico). Os membros mais moderados entre eles, porém, defendem a teologia "miafisita", que se tornou a oficial para as Igrejas Ortodoxas Orientais. Muitos ortodoxos orientais, porém, rejeitam essa classificação, mesmo como um termo genérico, mas ele é amplamente utilizado na literatura históri...
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