Leo Brouwer






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Leo Brouwer


Nascimento

1 de março de 1939 (80 anos)
Havana
Cidadania

Cuba

Alma mater

Juilliard School, The Hartt School
Ocupação

compositor, maestro, guitarrista, professor universitário, guitarrista clássico, compositor de bandas sonoras
Prêmios
Prêmio Tomás Luis de Victoria

[edite no Wikidata]


Juan Leovigildo Brouwer Mezquida, mais conhecido como Leo Brouwer (Havana, 1 de março de 1939) é um compositor, violonista e regente da orquestra de Cuba. Brouwer nasceu em Havana, onde começou a tocar violão aos 13 anos atraído pelo flamenco e por influencia de seu pai, médico e guitarrista aficionado.




Índice






  • 1 Vida


  • 2 Catálogo Musical (Selecção)


  • 3 Bibliografia


  • 4 Ligações Externas





Vida |


Quando jovem, Brouwer recebeu sua primeira aula formal de violão do notável guitarrista e pedagogo cubano Isaac Nicola, que foi aluno de Emilio Pujol, que por sua vez, foi aluno de Francisco Tarrega. Ele tocou seu primeiro recital aos 17 anos, e suas composições chamaram atenção. Prelude (1956) e Fuga (1959), ambos influenciados por Bartók e Stravinsky. Viajou para os Estados Unidos para estudar música na Universidade de Hartford e mais tarde na Juilliard School.



Catálogo Musical (Selecção) |


  • Música Orquestral: 3 danzas concertantes, gui, str orch, 1958; Sonograma, 1964; Arioso (Homenaje a Charles Mingus), jazz combo, orch, 1965; Tropos, 1967; La tradición se rompe …, pero cuesta trabajo, 1967–9; Exaedros III, solo perc, 2 orch groups, 1970; Gui Conc., 1971; Conc., fl, str, pf obbl, 1972; Controversia (Sonograma IV), orch, 1972; El gran zoo (Guillén), nar, hn, orch, 1972; Vn Conc., 1978; Canción de gesta, 1979; Concierto de Liège (Quasi una fantasia), gui, orch, 1980; Concierto de Toronto, gui, orch, 1986; Concierto Elegíaco, gui, orch, 1988; Concierto (Helsinki), gui, orch, 1992; Wagneriana, str, 1992; Doble concierto ‘Omaggio a Paganini’, vn, gui, orch, 1995; Lamento por Rafael Orozco, cl, str, 1996.

  • Música Vocal: Elegía a Jesús Menéndez (cant., N. Guillén), chorus, orch, 1960; Cantigas del tiempo nuevo, children’s chorus, actors, 4 insts, 1969; Es el Amor quien ve … (J. Martí), high v, 6 insts, 1973; Cantata de Chile (Manns), male chorus, orch, 1975.

  • Música de Câmara: Homenaje a Manuel de Falla, fl, ob, cl, gui, 1957; Piezas sin título nos.1 and 2, gui, 1957; 3 apuntes, gui, 1959; 2 bocetos, pf, 1959; Vc Sonata, 1960; Variantes, perc, 1962; Sonograma I, prep pf, 1963; Trio no.2, ob, cl, bn, 1964; 2 conceptos del tiempo, 10 insts, 1965; Conmutaciones, prep pf, 2 perc, 1966; El reino de este mundo, wind qnt, 1968; Epigramas, vn/vc, pf, 1968; Rem tene verba sequentur, str qt, 1968; Exaedros I–II, 6 insts/any multiple of 6 insts, 1969; Per suonare a 3, fl, va, gui, 1971; Ludus metalicus, sax qt, 1972; Acerca del sol, el aire y la sonrisa, gui orch, 1978; La región más transparente, fl, pf, 1982; Manuscrito antiguo encontrado en una botella, vn, vc, pf, 1983; Sonata, sones y danzones, vn, vc, pf, 1992.

  • Música Instrumental Solo (Guitarra): Danza característica, gui, 1957; Micropiezas (Homenaje a Milhaud), 2 gui, 1957; Elogio de la danza, gui, 1964; Canticum, gui, 1968; La espiral eterna, gui, 1970; Tarantos, gui, 1974; El decameron negro, 3 ballads, gui, 1981; In memoriam ‘Toru Takemitsu’, gui, 1996.


Bibliografia |


  • L. Brouwer: La música lo cubano y la innovación, (Havana, 1982).

  • D. Orozco: Rasgos de identidad, entonación y universalidad en la creación musical cubana contemporánea: su singular proyección en 30 años de realidad social revolucionaria, Conferencia ofrecida en al Simposio de Música Contemporánea, UNEAC, 1989.

  • Victoria Eli Rodríguez: "Brouwer (Mezquida), Leo", The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2ª Edição, MacMillan, (Londres, 2001).

  • Z. Gómez and V. Eli Rodríguez: Música latino americana y caribeña, (Havana, 1995).


  • Diccionario de la música española e hispano-americana, ed. E. Casares Rodicio, J. López-Calo, I. Fernandez de la Cuesta (Madrid, 1999).


Ligações Externas |


  • http://catalogo.bne.es/uhtbin/cgisirsi/y8johaWJRS/BNMADRID/313120037/123

  • http://catalogo.bne.es/uhtbin/cgisirsi/25SVpDfoDY/BNMADRID/313120037/9







Popular posts from this blog

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas

Can't read property showImagePicker of undefined in react native iOS